Escolha uma Página

ABCESSO ANAL

O QUE É?

O abscesso anal é uma coleção de pus que se forma na região próxima ao ânus. Comumente, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes dentro do canal anal.

SINTOMAS

Em geral, os sintomas são dor (contínua e/ou latejante) e aumento de volume na região que se apresenta quente e avermelhada. Os pacientes também podem apresentar febre.

TRATAMENTO

O tratamento indicado é a drenagem cirúrgica associado ao uso de antibióticos. Em alguns casos o abscesso pode drenar espontaneamente.

Abscessos superficiais e pequenos podem ser drenados sob anestesia local e os abscessos maiores e mais profundos, usualmente, necessitam de drenagem cirúrgica sob anestesia.

Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes pacientes portadores de diabetes, leucemia e outras doenças que levam à deficiência imunológica pela possibilidade de evolução rápida e possível gravidade da infecção.

FÍSTULA ANAL

O QUE É?

Com frequência a fístula anal decorre de um abscesso nesta região, persistindo uma comunicação entre a região interna do canal anal até a pele da região externa perianal ou perineal. Outra causa comum de fístula anal é a doença inflamatória intestinal.

Naqueles casos de suspeita de fístulas mais profundas ou complexas, é necessária sua adequada avaliação do trajeto e do esfíncter anal através de exames de imagem com ressonância magnética ou ultrassonografia.

TRATAMENTO

E seu tratamento, devido a possibilidade de comprometimento do esfíncter (músculo) anal que pode ocasionar problemas em reter as fezes e gases, deve ser realizado por coloproctologista, sendo necessário, eventualmente, mais de um procedimento para total resolução da fístula.

Comentários

comentários