Escolha uma Página

Coloproctologia – você sabe o que é?

A Coloproctologia ou proctologia é a especialidade médica que trata das doenças do intestino grosso (cólon), do reto e das doenças do ânus e do canal anal. Além de consultas, o coloproctologista ou proctologista realiza exames no consultório, colonoscopia e cirurgias.
A formação do coloproctologista consiste de, no mínimo, 2 anos de residência em cirurgia geral e, no mínimo, 2 anos de residência em coloproctologia.

O Coloproctologista trata da próstata?

Ao contrário do que muitos pensam, o coloproctologista ou proctologista não trata doenças da próstata, mas sim as doenças do ânus, do reto e do intestino grosso.

O Coloproctologista também opera?

Sim. A coloproctologia é uma especialidade cirúrgica. As cirurgias mais realizadas são para tratamento de fístulas anais, hemorroidas, câncer de reto e intestino. Porém existem outras doenças que são tratadas cirurgicamente pelo proctologista.

Quais doenças o coloproctologista trata?

O médico(a) coloproctologista é o especialista indicado para avaliar e tratar diversas doenças como:

Quais os exames o coloproctologista realiza?

O coloproctologista, no consultório, faz a avaliação do ânus e do reto por meio da inspeção da pele da margem anal, do toque retal, anuscopia, retossigmoidoscopia. Ao conjunto destes exames denominamos de exame proctológico. Já a colonoscopia pode ser realizada em clínicas e centros cirúrgicos. Alguns centros realizam ultrassonografia anal.

Quando procurar um coloproctologista?

Qualquer pessoa que apresente: sangramento anal ou sangramento nas fezes, mudanças do funcionamento do intestino (diarreia ou constipação intestinal), dor abdominal e dor anal deve procurar um proctologista para fazer uma investigação das causas destas alterações e realizar o tratamento adequado.

AGENDE SUA CONSULTA

Tel: (21) 2249-0293
Cel: (21) 96921-1515

Comentários

comentários