Escolha uma Página

O QUE É?

São verrugas que afetam a pele da margem e parte interna do ânus, períneo e região genital. São ocasionadas pelo Papiloma Vírus Humano, conhecido como HPV (human papilomavirus) e a infecção por este vírus é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).

Geralmente, as verrugas são percebidas pelo próprio paciente durante a higiene. Porém, as lesões podem passar despercebidas como aquelas que aparecem dentro do canal anal.

TRATAMENTO

O tratamento do HPV pode ser realizado em consultório coloproctológico, com aplicação de medicamentos tópicos, no caso de lesões pequenas e em pequeno número. Em quanto que lesões grandes e em maior número e lesões de dentro do ânus devem ser tratadas com cirurgia.

Há sempre uma possibilidade de recidiva das verrugas após o tratamento. O que indica a necessidade de controle periódico no consultório do coloproctologista depois de realizado o tratamento. A infecção pelo HPV pode estar relacionada com a ocorrência de câncer na região anal, principalmente em pacientes portadores de HIV/AIDS.

PREVENÇÃO

Como prevenção de condilomas está indicado o uso de preservativos de látex. É importante investigar outras DSTs naqueles pacientes portadores de HPV pela possibilidade de outras doenças sexualmente transmissíveis coexistirem. Assim como é importante avaliar o parceiro de pessoas infectadas pelo HPV em busca de lesões.

Comentários

comentários