Escolha uma Página

Higiene anal

Uma informação importante que o coloproctologista deve dar ao seu paciente é de como realizar uma adequada higiene anal. A higiene anal é muito importante para a saúde e para evitar desconfortos nesta região, pois resíduos de fezes no ânus podem provocar irritações da pele local, desconforto, coceira e dor.

Posso usar papel higiênico?

Pode-se utilizar um papel higiênico macio para retirar o excesso de fezes que podem ter permanecido na margem anal após a evacuação e em seguida proceder a lavagem do local.

Fezes normais e ressecadas quase não deixam resíduos. Já fezes amolecidas e líquidas costumam permanecer no canal anal mantendo o ânus sujo e provocando irritação local.

Sempre que utilizar o papel higiênico, principalmente as mulheres devem passá-lo da frente para trás para evitar contato de fezes com a região genital.

Posso usar sabonete para fazer higiene anal?

A pele da região anal é muito sensível, por isso, nós coloproctologistas indicamos a utilização de sabonetes específico para higiene da região anal ou sabonetes neutros, tipo glicerina ou infantis ou então de sabonetes íntimos femininos. Sempre se deve lavar a região anal com bastante água.

E se não posso lavar como faço?

Na impossibilidade de realizar a higiene anal com água, como ocorre em muitos banheiros públicos, a alternativa prática e adequada é a utilização de lenços umedecidos neutros como os utilizados para fazer a limpeza de bebês ou específicos para a higiene íntima. Você pode também molhar na água estes lenços para auxiliar na limpeza. Esses produtos são efetivos na higiene e não agridem a pele da região anal.

Produtos com álcool são adequados para a região anal?

A resposta é não. Produtos com perfumes e a base de álcool são desaconselhados para a região anal. Além de causarem ardência local podem irritar a pele.

Talco posso usar?

O talco é utilizado em locais que podem ficar úmidos e produzirem odores. Pessoas que suam muito na região anal, podem ficar com este região úmida e favorecer infecções. Nestes casos, podem se beneficiar do uso de um talco sem perfume durante um período curto de tempo. Cuidado para não aspirar o talco.

Muito importante: lavar as mãos!

Sempre depois de utilizar o vaso sanitário, seja após urinar ou após evacuar, lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão.

O simples ato de lavar as mãos é o meio mais efetivo para evitar propagação de infecções.

Não tenha vergonha ou medo de consultar  um coloproctologista.

Em caso de dúvidas ou qualquer alteração relacionada à região anal consulte um coloproctologista.

AGENDE SUA CONSULTA

Tel: (21) 2249-0293
Cel: (21) 96921-1515

Comentários

comentários